24 - Dia mundial da tuberculose e Semana nacional (Brasil) de mobilização e luta contra a tuberculose

27 March, 2019

Olá amigos,

No dia 24 de março foi celebrado o dia mundial da tuberculose e Semana nacional (Brasil) de mobilização e luta contra a tuberculose (fonte: http://www.hifa.org/sites/default/files/other_publications_uploads/Dias_...).

Recentemente foi publicado um artigo que menciona que, ainda que muito tenha sido feito pelos países, ao parecer não vamos atingir a meta dos ODS - Agenda 2030. E ao meu entender os principais desafios ainda são o estigma, a falta de informação e o acesso ao tratamento/medicamentos.

O que vocês opinam?

Alguns dos documentos que li estão somente em inglês, mas traduzi os trechos que mais me chamaram a atenção:

"A doença mata cerca de 4.500 pessoas por ano e atinge cerca de 30 mil outras, de acordo com a OMS. Desde 2000, esforços globais para combater esta doença evitável e curável salvaram uma estimativa de 54 milhões de vidas e reduziram a taxa de mortalidade em 42%. "O tema do Dia Mundial de Combate à Tuberculose deste ano é: 'é hora de acabar com a tuberculose'", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus."

"Como a tuberculose é contagiosa e transmitida pelo ar, migrantes estão entre os grupos mais vulneráveis, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). A OIM destacou que muitos trabalham em empregos perigosos e vivem em moradias abaixo do padrão de qualidade. Outros podem estar detidos em centros lotados de detenção ou vivem em acampamentos para pessoas refugiadas ou deslocadas internamente. Além disso, migrantes enfrentam barreiras culturais, administrativas e de língua para acessar serviços de saúde, sendo frequentemente excluídos de programas de proteção social e de saúde universal."

"No marco do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, a OPAS insta os países a tomarem as medidas necessárias para preencher as lacunas no atendimento das pessoas com tuberculose, garantir o diagnóstico precoce com novas tecnologias já disponíveis e trabalhar com as populações mais vulneráveis. A Organização também está pedindo financiamento sustentável para programas nacionais de tuberculose, de forma que os países possam alcançar a meta de acabar com a doença até 2030. "Embora a região das Américas tenha conseguido reduzir o número de novos casos e mortes por tuberculose nos últimos 15 anos, acabar com essa doença só é possível se o progresso for acelerado", disse Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da OPAS. "Os países devem ampliar o acesso ao diagnóstico com teste rápido molecular e tratamento oportuno de qualidade para aqueles que precisam. Eles também devem trabalhar com pessoas, comunidades e outros setores sobre os determinantes sociais que facilitam a transmissão dessa doença".

"Em 2017, a OMS estimou 282 mil novos casos de tuberculose nas Américas, 11% deles em pessoas vivendo com HIV. Ao todo, 87% dos casos estavam concentrados em 10 países, com Brasil, Colômbia, Haiti, México e Peru relatando dois terços do total de casos e mortes. De acordo com um relatório da OPAS publicado em setembro de 2018, cerca de 24 mil pessoas morreram em 2017 devido à tuberculose na região; e 6 mil delas foram coinfectadas com o HIV."

"Entre os 30 países com maior incidência de casos de tuberculose (TB), 24 estão na África. Em 2017, cerca de 2.5 milhões de pessoas que contraíram a TB viviam na África subsaariana e 665.000 deles morreram da doença. Neste dia, pensamos naqueles que morreram e convocamos para esforços mais efetivos para evitar mais mortes e também mais transmissão da doença. Neste mensagem Dr.Matshidiso Moeti - Diretora Regional da OMS África, reafirmou o compromisso desse Escritório Regional da OMS e sua equipe no trabalho com as autoridades locais, parceiros e comunidade para apoiar nas ações para o fim da epidemia de tuberculose até 2030, se não antes. É tempo de acabar com este sofrimento e trazer esperança aos pacientes e seus familiares".

"No Brasil, a cada dia, cerca de 12 pessoas são vitimadas pela TB e, mesmo com tratamento disponibilizado na rede pública, os casos novos continuam se destacando e especialmente a descontinuidade no uso na medicação continua ocorrendo. Falta informação continuada e tudo parece se resumir a ações localizadas no 'dia mundial'. O imaginário social de que a TB é coisa do passado, aliado aos problemas de ordem social, que unem a pobreza ao convívio com a doença, talvez sejam dois dos maiores obstáculos atuais."

Fontes consultadas:

OMS destaca esforços internacionais de combate à tuberculose:

https://nacoesunidas.org/oms-destaca-esforcos-internacionais-de-combate-...

É a hora!" Dia Mundial de Combate à Tuberculose 2019 e Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose - 24 a 31/3/2019

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2917-e-a-hora-dia-mundial-de-...

Tuberculose: sociedade civil criando corpo e movimento

https://gestos.org.br/2019/03/tuberculose-sociedade-civil/

Se ações forem aceleradas, países das Américas podem acabar com tuberculose até 2030

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=58...

Dia mundial da tuberculose - III Fórum mundial de tuberculose, Rio de Janeiro

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=39...

World Tuberculosis DAY 2019. "It's Time"

https://www.afro.who.int/media-centre/events/world-tuberculosis-day-2019

Saudações,

Eliane Pereira dos Santos, Moderadora do HIFA-PT

Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde

HIFA-PT: 2203 membros unidos para compartilhar conhecimento e democratizer o acesso à informação em Saúde.