Assembleia Geral da ONU aprova resolução sobre cooperação com países da CPLP

16 September, 2019

Caros Colegas do Grupo de discussão HIFA-pt,

Há muito tempo que buscávamos maior visibilidade para os países de língua portuguesa nas Nações Unidas. Mas finalmente, a Assembleia Geral da ONU aprovou no dia 12 de setembro de 2019, uma resolução sobre cooperação com a

CPLP.

Na resolução, os Estados-membros da ONU reconhecem a relevância da língua portuguesa nas relações internacionais e consideram que esta língua “unifica mais de 278 milhões de pessoas em nove países e quatro continentes”. O documento também destaca o compromisso da CPLP em resolver questões universais como segurança alimentar, promoção e proteção dos direitos humanos e igualdade de gênero.

Quem sabe isso não é um passo em prol da língua portuguesa se tornar, no futuro, um idioma oficial das Nações Unidas.

A notícia foi veiculada no site das Nações Unidas/Brasil e já está publicada no Blog da Rede ePORTUGUÊSe(https://eportuguese.blogspot.com/2019/09/assembleia-geral-da-onu-aprova....).

Atenciosamente,

Regina Ungerer

Perfil HIFA-pt: Regina Ungerer é médica e especialista em saúde global. Durante dez anos foi a Coordenadora da Rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde. Atualmente trabalha no Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz no Rio de Janeiro. Board Member da Sociedade Internacional de Telemedicine e eHealth (ISfTeH) e Diretora de relações Internacionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS).