Bem-vindos à discussão HIFA sobre os Agentes Comunitários de Saúde (1)

10 June, 2019

Estimadas y estimados:

Gostaria de opinar que os ACS, além de atender as funções descritas no Guideline da OMS, ao atuarem como intermediários entre o poder setorial e a comunidade, deveriam atender questões da promoção de saúde, não tão somente vinculadas à prevenção de doenças, mas à compreensão e discussão da determinação social da saúde, isto é, do vinculo dos outros ODS com o ODS3.

Me refiro às questões da pobreza, fome, da educação, da água e saneamento, da equidade de gênero, das condições urbanas (habitação, transporte, lazer), do acesso aos serviços, não apenas de saúde, mas à presença do Estado como um todo na comunidade, etc.

Devemos ter sempre presente que saúde "não é apenas a ausência de doenças!!!".

A Educação Popular em Saúde,no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, atende justamente a esse tipo de capacitação aos ACS, capacitando em técnicas do Diagnóstico Rápido Participativo, entre outras.

Abraços

Felix Rosenberg

Diretor

Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde / Fiocruz - Brasil

-----Mensagem original-----

De: HIFA-pt@dgroups.org <HIFA-pt@dgroups.org> Em nome de Eliane Pereira dos Santos

Enviada em: quinta-feira, 6 de junho de 2019 13:28

Para: HIFA-pt (Informação em saúde para todos) <HIFA-pt@dgroups.org>

Assunto: [hifa-pt] Bem-vindos à discussão HIFA sobre os Agentes Comunitários de Saúde

Estimados colegas do HIFA-PT,

Antes de tudo, gostaria de justificar o silêncio nas últimas semanas.

Com a mudança da plataforma dos fóruns HIFA (em processo), tive dificuldades operacionais para acessar a plataforma. Agora tudo está normalizado.

Em nome do nosso amigo moderador Neil Pakenham-Walsh compartilho mensagem abaixo que foi recentemente compartilhada nos demais fóruns HIFA.

**************************

"Estimados colegas HIFA,

Lhes dou as boas-vindas à discussão da OMS-HSG-HIFA sobre os Agentes Comunitários da Saúde (ACS). O propósito é compartilhar os pontos de vista, experiências e conhecimento sobre "como" apoiar de maneira mais efetiva aos ACS para acelerar o progresso com à Cobertura Universal de Saúde.

Como comentário pessoal, durante os últimos 5 a 10 anos, tenho me comovido e entusiasmado o crescente "movimento mundial para a saúde" em apoio aos ACS. Pesquisas demonstram claramente que os trabalhadores de saúde não profissionalizados, se bem treinados e supervisados, podem proporcionar uma ampla gama de serviços de atenção primária em saúde. Se reconhece que os ACS tem um enorme potencial para apoiar no aceleramento do progresso à Cobertura Universal de Saúde e outros objetivos de saúde dos ODS. Ao mesmo tempo, estas expectativas são desencorajantes. O potencial dos ACS não se materializará ao menos que contem com o apoio adequado para prestar a atenção para a qual estão capacitados. Para que se cumpra isso de forma efetiva se requer um esforço considerável e de forma coordenada em todos os níveis do sistema de saúde.

Nossa função, aqui nos fóruns do HIFA é compartilhar livremente nossos pontos de vista, experiências e conhecimentos em torno dos ACS. Estamos especialmente interessados em escutar aqueles que trabalham nessa linha: os ACS e pessoas que trabalham com esses profissionais. Estamos também interessados em escutar pesquisadores, tomadores de decisão, editores, cientistas sociais e claro, em todas as disciplinas representadas no HIFA. O desafio é:

:: Como apoiar de mais maneira mais efetiva aos ACS no que requer um enfoque multidisciplinar.

Nas nossas discussões, nos guiaremos pelo guia recém lançado da OMS sobre políticas públicas de saúde, e apoio para otimizar os programas comunitários de trabalhadores de saúde (guia ACS). Este guia proporciona uma série de recomendações para que sejam consideradas pelos ministros de saúde e pela comunidade em general (e no contexto mundial). Para aproveitar ao máximo a próxima discussão, lhes convido a repassar tais recomendações: https://www.who.int/hrh/community/en/ (material em inglês somente) - um dos materiais está em português: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275501/WHO-HIS-HWF-CHW-...

As discussões começaram no dia 1 de junho mas ainda temos tempo de enviar nossas contribuições porque durará 6 semanas. Em mensagem separada com algumas perguntas mais específicas que nos ajudará a guiar as discussões.

Enquanto isso, continuemos a difundir os fóruns HIFA e convidem seus contatos para juntar-se a nós. http://www.hifa.org/news/who-hsg-hifa-collaboration-empowering-community...

Nosso agradecimento aos membros do Grupo de Trabalho do HIFA sobre ACS que, de forma voluntária, dedicaram tempo e experiência para servir a este projeto. E à OMS pelo seu apoio."

Atenciosamente,

Dr Neil Pakenham-Walsh MB,BS

Coordinator, Healthcare Information For All Co-director, Global Healthcare Information Network Corner House, Market St, Charlbury, Oxfordshire OX7 3PN, UK

E: neil@hifa.org T: +44 (0)1608 811899 Sk: neilpw1

W: www.hifa.org <https://nam05.safelinks.protection.outlook.com/?url=http%3A%2F%2Fwww.hif... Tw: @HIFA_org FB: HIFAdotORG

__________

HIFA-pt é um fórum de discussão em português que reúne mais de 2150 membros provenientes de vários países incluindo os oito países de língua portuguesa. O HIFA-pt foi lançado em novembro de 2009 em Maputo, Moçambique, com o objetivo de incluir os profissionais de saúde, formuladores de políticas, gestores, bibliotecários e profissionais da informação dos países de língua portuguesa em uma rede de discussão ampla e conectada onde possam discutir e trocar experiências sobre temas de comum interesse e que todas as pessoas tenham acesso à informação em saúde que necessitam. HIFA (Health Information For All) é um grupo de discussão em inglês com mais de 8000 membros de 171 países. Foi criado em 2006 pela Rede Global de Informação em Cuidados de Saúde, uma organização sem fins lucrativos baseada no Reino Unido. Para subscrever-se ao grupo de discussão HIFA-pt :: Envie um email para com o seu nome completo, país de origem, formação profissional, local de trabalho e interesses profissionais. Subscreva também para o grupo HIFA2015 - www.hifa2015.org (Healthcare Information for All by 2015 - em Inglês). Para se desligar do grupo :: Envie um email para: hifa-pt@dgroups.org

You are receiving this message because you're a member of the community HIFA-pt (Informação em saúde para todos).

View this contribution on the web site https://dgroups.org/_/s2brvanj

A reply to this message will be sent to all members of HIFA-pt (Informação em saúde para todos).

To reply to sender, send a message to pereirae@paho.org.

To unsubscribe, send an email to leave.HIFA-pt@dgroups.org