Discussão paralela nos fóruns HIFA - Dia Mundial da Saúde: Cobertura Universal em Saúde: para todos e em todos os lugares (4)

16 April, 2019

Estimados amigos do HIFA-PT:

no contexto das Américas e em celebração do dia mundial da Saúde, foi publicado o documento: Saúde Universal no século XXI: 40 anos de Alma-Ata”. Informe da Comissão de Alto Nível.

Por ocasião do cumprimento dos 40 anos de alma-ATA, em 11 e 12 de dezembro de 2017, a Organização Pan-Americana da saúde (OPAS) convocou em Quito, Ecuador o Fórum Regional "saúde universal no século XXI: 40 anos de Alma-Ata".

Como parte desse movimento regional, a diretora da OPAS, Dr. Carissa F. Etienne, convocou uma Comissão de alto nível, denominada "Saúde universal no século XXI: 40 anos de Alma-Ata", presidida pela Dra. Michelle Bachelet e embaixador Néstor Méndez, e formada por um grupo interdisciplinar de peritos regionais, com representantes da Comunidade, academia e atores políticos, incluindo antigos ministros da saúde e líderes sindicais, bem como movimentos de diferentes grupos sociais.

O objetivo da Comissão foi elaborar recomendações para a OPAS para efetivar o direito à saúde do povo, entendido como um direito humano fundamental, a partir da análise dos avanços e desafios da saúde na região das Américas. Este documento exprime a posição da Comissão sobre a atenção primária à saúde (APS) e a busca de ajuda para tornar efetivo o direito à saúde e expressa a abordagem utilizada para orientar a discussão, análise e recomendações sobre como garantia esse direito.

O documento baseia-se nos relatórios produzidos por cinco grupos temáticos:

a)modelo de atenção à saúde,

b)modelo institucional,

c)modelo de financiamento,

d)saúde e proteção social e

e)recursos de saúde humana

Estes grupos temáticos foram liderados pelos membros da Comissão, convocando um grande número de peritos académicos e movimentos sociais de diferentes países da Região. A Comissão apresenta dez recomendações para alcançar a saúde de todos e de todos na região das Américas no contexto do século XXI. A Comissão também participou ativamente nos processos que concluíram com a nova declaração de atenção primária à saúde (declaração de Astana), que foi adotada na Conferência Mundial sobre cuidados de saúde primários realizada em Astana, Kazaquistão (outubro de 2018). Este espaço para o debate global e regional foi muito oportuno, e permitiu à Comissão não só defender os valores e os princípios ainda em vigor da Alma-Ata, mas também reconhecer este relatório dando ênfase aos elementos-chave que, na perspetiva da Comissã, não podem ser negligenciados para alcançar a saúde universal.

O documento está disponível em inglês e espanhol.

http://iris.paho.org/xmlui/handle/123456789/50742

Saudações

Eliane Santos

Moderadora do HIFA-PT