HIFA-pt comemora 10 anos de vida (3)

7 November, 2019

Estão todos de parabéns !!!!

O início com a Regina Ungerer nos permitiu avançar nas discussões sobre Telemedicina. Segue um breve relato:

A RUTE Rede Universitária de Telemedicina do Brasil, criada em janeiro/2006 com recursos do MCTIC Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, após projeto com recursos do BID bem sucedido com 18 Ministérios de Saúde da América Latina entre 2009 e 2013, inicia aproximação com os países de língua portuguesa.

Em Março de 2016 na reunião PECS -CPLP em Lisboa foi aprovada a Estratégia de Telessaúde para a CPLP, um esforço conjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde CRIS da FioCruz, o IHMT Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa e a RUTE/RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil. Em Setembro de 2017 foi realizada na Cidade da Praia em Cabo Verde a I Reunião de Telemedicina e Telessaúde da CPLP, tendo como resultado a Carta da Cidade da Praia, com recomendações na área. Em Outubro de 2017 foi estabelecido pelas Ministras e os Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos em Brasília na IV Reunião Ordinária, o Grupo de Trabalho Permanente da CPLP em Telemedicina e Telessaúde, https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=5428&M=NewsV2&PID=10872

Em Junho/2018 o Ministério de Saúde de Moçambique inaugura o Programa Nacional de Telessaúde de Moçambique.

Os Programas nacionais de telemedicina e telessaúde estão em operação em Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Nossos agradecimentos à iniciativa e-Portugues !

Saudações a tod@s !

Luiz Ary Messina

Dr.Ing.Dipl.Inf.

Relações Institucionais em Saúde

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Tel.: 55(21)972791034

----- Mensagem original -----

De: "Neil Pakenham-Walsh" <neil.pakenham-walsh@ghi-net.org>

Para: "HIFA-pt" <HIFA-pt@dgroups.org>

Enviadas: Terça-feira, 5 de novembro de 2019 5:34:15

Assunto: [hifa-pt] HIFA-pt comemora 10 anos de vida (2)

(traducido por Google)

Estimada Regina,

Em nome da HIFA, gostaria de agradecer pelo maravilhoso trabalho que você realizou durante sua liderança na HIFA-Português 2009-2015. Lembro-me bem de nossas primeiras discussões na OMS em Genebra para preparar o lançamento e a reunião em Maputo. Desde então, o HIFA-Português continuou a crescer sob a liderança de Eliane e sua equipe. E estimulou o surgimento do HIFA em outras línguas: primeiro francês (2010) e mais recentemente espanhol (2018).

Como você diz: "parabéns a todos e que venham outros 10 anos".

Neil