HIFA-pt comemora 10 anos de vida (5)

7 November, 2019

Prezada Regina, prezados colegas,

É mesmo um momento a celebrar!

Lembro-me muito bem de nossas discussões a respeito da importância de se disponibilizar publicações em língua portuguesa para que boas informações possam circular no universo da lusofonia...

Um abraço, com muitos parabéns pelo seu protagonismo,

Fernando

Perfil HIFA-pt: Fernando P. Cupertino de Barros é assessor técnico de Ciência e Tecnologia e Relações Internacionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) em Brasília.

Enviado via iPad (CONASS) do Fernando

> Em 4 de nov de 2019, à(s) 11:45, Regina Ungerer, Brasil <eportuguese@gmail.com> escreveu:

>

> Estimado colegas do grupo de discussão HIFA-pt,

>>

> Em novembro de 2019, o grupo de discussão HIFA-pt vai celebrar 10 anos de existência e este fato deve ser comemorado por todos os participantes desta rede, pois apesar da dificuldade de conectividade e acesso à Internet, permanecem ativos e fazem deste grupo, um fórum único de discussão em português.

>

> HIFA-pt foi lançado oficialmente no dia 19 de novembro de 2009 em Maputo, Moçambique quando os primeiros 350 membros receberam a primeira mensagem enviada diretamente de Moçambique.

>

> De 2006 a 2009, HIFA foi um fórum exclusivamente em inglês. No entanto, vários parceiros vinham discutindo a necessidade de criar redes de discussão em outros idiomas além do inglês e a parceria com a rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde (OMS) favoreceu a criação do grupo de discussão HIFA-pt que foi o primeiro fórum da família HIFA em outro idioma.

>

> O uso da língua portuguesa tem permitido a troca de experiências e o debate sobre temas de saúde, por um número cada vez maior de profissionais que na grande maioria dos casos, muito provavelmente, não o teriam feito em outro

> idioma. Acredita-se que as discussões contribuam para a dignificação dos profissionais de saúde diminuindo seu isolamento profissional.

>

> O monitoramento dos temas abordados já permitiu o desenvolvimento de um programa de formação técnica em informação em saúde para os PALOP e Timor Leste realizado em 2012, em parceria com a FIOCRUZ, a Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) por meio de seu Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). As discussões no grupo também facilitaram o desenvolvimento um projeto de pesquisa entre profissionais de saúde da Guiné-Bissau e da Universidade do Estado do Rio de janeiro sem que estes profissionais jamais tivessem se encontrado fisicamente. HIFA-pt sugeriu diversas cooperações, cursos, treinamento e parcerias, divulgou artigos e promoveu alianças que não teriam ocorrido sem sua existência e este são somente alguns exemplos de sucesso destes 10 anos de vida.

>

> O objetivo do grupo de discussão HIFA-pt continua sendo o de incluir os mais diversos profissionais de saúde, formuladores de políticas, gestores, bibliotecários e profissionais da informação dos países de língua

> portuguesa em uma rede de discussão ampla e conectada com o grupo HIFA e apesar de ser um grupo estabelecido e maduro ainda precisa da ajuda de todos para continuar crescendo.

>

> De acordo com Eliane Santos, moderadora do grupo, hoje HIFA-pt tem 2,205 membros provenientes de 35 países/territórios.

>

> Assim, parabéns a todos e que venham outros 10 anos.

>

> Aproveite para compartilhar histórias e lembrar fatos que não teriam

> acontecido, se não fosse este grupo de discussão.

>

> Vamos celebrar juntos.

>

> Regina Ungerer