HIFA-pt comemora 10 anos de vida (6)

7 November, 2019

Excelente Regina e vc é parte dessa iniciativa e história, PARABENS a vc, muita alegria e felicidades a todos nós!

E se é para relembrar, vc cantando o hino nacional direto de Genebra e sendo transmitido ao Brasil, via videoconferencia, no evento do ESSE Mundo Digital e que resultou num livro (ainda hoje com grande impacto) e publicado pela editora ARTMED, em 2013 e no qual vc escreveu o primeiro capitulo Sociedade Globalizada e Midia Digital, pags 21-30 e que vc descrevia eHealth e a rede ePortuguese.

Os primórdios são sempre inesquecíveis , temos MUITO que celebrar à Vida, à Saúde e à nossa Rede HIFA-pt.

Abraços cordiais,

Evelyn Eisenstein, Moderadora-Auxiliar do HIFA-PT

Perfil HIFA-pt: Evelyn Eisenstein é médica pediatra/clínica de adolescentes e atualmente é professora associada de pediatria na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena a Telemedicina e o Grupo de Interesse Especial (SIG) de Saúde & Medicina de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina. Trabalha ainda como Diretora da Clínica de Adolescentes e do CEIIAS (Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde). Seus interesses profissionais são: educação em saúde e programas de prevenção de situações de risco para adolescentes, crescimento, desenvolvimento e nutrição de crianças/adolescentes, programas de prevenção da violência/abusos e a questões envolvendo direitos e ética de saúde em relação a crianças e adolescentes.

________________________________

De: HIFA-pt@dgroups.org <HIFA-pt@dgroups.org> em nome de Regina Ungerer, Brasil <eportuguese@gmail.com>

Enviado: segunda-feira, 4 de novembro de 2019 14:40

Para: HIFA-pt (Informação em saúde para todos) <HIFA-pt@dgroups.org>

Assunto: [hifa-pt] HIFA-pt comemora 10 anos de vida

Estimado colegas do grupo de discussão HIFA-pt,

Em novembro de 2019, o grupo de discussão HIFA-pt vai celebrar 10 anos de existência e este fato deve ser comemorado por todos os participantes desta rede, pois apesar da dificuldade de conectividade e acesso à Internet, permanecem ativos e fazem deste grupo, um fórum único de discussão em português.

HIFA-pt foi lançado oficialmente no dia 19 de novembro de 2009 em Maputo, Moçambique quando os primeiros 350 membros receberam a primeira mensagem enviada diretamente de Moçambique.

De 2006 a 2009, HIFA foi um fórum exclusivamente em inglês. No entanto, vários parceiros vinham discutindo a necessidade de criar redes de discussão em outros idiomas além do inglês e a parceria com a rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde (OMS) favoreceu a criação do grupo de discussão HIFA-pt que foi o primeiro fórum da família HIFA em outro idioma.

O uso da língua portuguesa tem permitido a troca de experiências e o debate sobre temas de saúde, por um número cada vez maior de profissionais que na grande maioria dos casos, muito provavelmente, não o teriam feito em outro

idioma. Acredita-se que as discussões contribuam para a dignificação dos profissionais de saúde diminuindo seu isolamento profissional.

O monitoramento dos temas abordados já permitiu o desenvolvimento de um programa de formação técnica em informação em saúde para os PALOP e Timor Leste realizado em 2012, em parceria com a FIOCRUZ, a Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) por meio de seu Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). As discussões no grupo também facilitaram o desenvolvimento um projeto de pesquisa entre profissionais de saúde da Guiné-Bissau e da Universidade do Estado do Rio de janeiro sem que estes profissionais jamais tivessem se encontrado fisicamente. HIFA-pt sugeriu diversas cooperações, cursos, treinamento e parcerias, divulgou artigos e promoveu alianças que não teriam ocorrido sem sua existência e este são somente alguns exemplos de sucesso destes 10 anos de vida.

O objetivo do grupo de discussão HIFA-pt continua sendo o de incluir os mais diversos profissionais de saúde, formuladores de políticas, gestores, bibliotecários e profissionais da informação dos países de língua

portuguesa em uma rede de discussão ampla e conectada com o grupo HIFA e apesar de ser um grupo estabelecido e maduro ainda precisa da ajuda de todos para continuar crescendo.

De acordo com Eliane Santos, moderadora do grupo, hoje HIFA-pt tem 2,205 membros provenientes de 35 países/territórios.

Assim, parabéns a todos e que venham outros 10 anos.

Aproveite para compartilhar histórias e lembrar fatos que não teriam

acontecido, se não fosse este grupo de discussão.

Vamos celebrar juntos.

Regina Ungerer