O Desafio de Inovação da OMS anuncia os 30 finalistas no Fórum Africano da Saúde da OMS em Cabo Verde

13 April, 2019

Leia online: https://www.afro.who.int/pt/news/o-desafio-de-inovacao-da-oms-anuncia-os...

--

O Desafio de Inovação da OMS anuncia os 30 finalistas no Fórum Africano da Saúde da OMS em Cabo Verde

Inovações orientadas para a saúde respondem às necessidades de saúde não satisfeitas em África

6 de Março de 2019, Brazzaville - As 30 principais inovações orientadas para a saúde, seleccionadas de um conjunto de mais de 2400 candidaturas ao primeiro Desafio de Inovação da OMS, serão formalmente apresentadas na abertura do segundo Fórum Africano da Saúde da OMS na Praia, em Cabo Verde, no dia 26 de Março de 2019.

O Desafio de Inovação da OMS recebeu um total de 2471 candidaturas em apenas quatro semanas oriundas de 77 países - sendo 44 deles africanos. Um painel de avaliadores independentes avaliou e caracterizou as inovações em termos do potencial para causar impacto, assim como da capacidade de serem reforçadas de forma sustentável. Mais de um terço das candidaturas foram feitas por mulheres.

“A extensão das respostas ao Desafio de Inovação confirma o entusiasmo, especialmente entre os jovens, de fazer a diferença e de contribuir para o sistema de cuidados de saúde no continente. Os inovadores na área da saúde descobriram uma nova casa na OMS, onde as suas ideias inovadoras serão apoiadas em parceria com a nossa rede de partes interessadas,” disse a Dr.ª Matshidiso Moeti, Directora Regional da OMS para a África.

Para além de apresentar as 30 inovações mais bem caracterizadas durante os três dias do Fórum Africano da Saúde da OMS em Cabo Verde, outras inovações que foram submetidas serão exibidas na nossa plataforma dinâmica de mercado virtual, que está actualmente a ser desenvolvida. A plataforma irá ligar várias partes interessadas quando estiver totalmente operacional, desde responsáveis pelos ministérios governamentais e peritos na área da saúde até académicos, empresas-anjo e investidores para apoiarem o desenvolvimento subsequente e o reforço dessas ideias.

De todas as candidaturas recebidas, 639 chegaram à fase de avaliação. Isto reflecte os desafios que os inovadores enfrentam, quando pretendem passar das ideias para o desenvolvimento e eventual aplicação alargada das suas soluções. Os investimentos no ecossistema de inovação que são complementados por políticas propícias à inovação permanecem fundamentais para um maior incentivo e apoio ao desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver os desafios de saúde em África...

Para mais informações, visitar: www.afro.who.int

Contacto técnico: Dr. Moredreck Chibi – chibim@who.int

Contacto de imprensa: Collins Boakye-Agyemang: boakyeagyemangc@who.int

--

Perfil HIFA-pt: Neil Pakenham-Walsh é o coordenador da campanha HIFA (Healthcare Information For All) e codiretor do Global Healthcare Information Network. Neil começou sua carreira como médico na Inglaterra e o Reino Unido, e tem experiência em trabalhar numa área rural do Peru e Equador. Durante os últimos 20 anos, está comprometido com o desafio global de melhorar o acesso e a disponibilidade de informação de saúde confiável e atual para profissionais de saúde de países de baixa e média renda. Seus interesses estão relacionados com plataformas de comunicação interdisciplinares que contribua para o desafio do desenvolvimento internacional. Neil trabalhou com a Organização Mundial da Saúde, o Wellcome Trust, Medicine Digest e INASP (Rede Internacional para a Publicação e Promoção da Ciência).

Twitter: @hifa_org FB: facebook.com/HIFAdotORG neil.pakenham-walsh AT ghi-net.org