Relançamento do portal Global Index Medicus

1 November, 2019

Estimados amigos do HIFA-PT,

Socializo com todos que hoje 1.º de novembro de 2019, marca-se o dia do relançamento mundial do novo portal do Global Index Medicus (GIM).

Com interface traduzida a sete idiomas (incluindo o português), este portal oferece a busca integrada às cinco bases regionais listadas abaixo.

* Index Medicus para a África - AIM (AFRO/OMS)<http://indexmedicus.afro.who.int/pt/index.html>

* Index Medicus para as Américas - LILACS (BIREME/OPAS/OMS)<http://lilacs.bvsalud.org/>

* Index Medicus para o Mediterrâneo Oriental - IMEMR (EMRO/OMS)<http://www.emro.who.int/e-library/imemr/index.html>

* Index Medicus para o Sudeste Asiático - IMSEAR (SEARO/OMS)<http://imsear.searo.who.int/>

* Index Medicus para o Pacífico Ocidental - WPRIM (WPRO/OMS)<http://www.wprim.org/>

Além da pesquisa integrada, o portal ainda oferece indicadores infométricos de cada Região no sentido de propiciar - a pesquisadores e outros interessados, informação sobre a produção acadêmica e técnica e de seus países e regiões.

O Global Index Medicus (GIM) dá acesso à literatura mundial nas áreas de biomedicina e saúde pública produzida pelos (e no contexto dos) países de baixa-média renda. O principal objetivo é aumentar a visibilidade e o uso desse importante conjunto de recursos. As informações são coletadas e organizadas pelas bibliotecas dos escritórios regionais da OMS numa plataforma central que permite a recuperação da informação em forma bibliográfica e/ou em texto completo.

O novo portal GIM é resultado da parceria da OMS com o Centro Pan-Americano da OPAS, BIREME e também com as Áreas de Informação e Conhecimento das Oficinas Regionais da OMS: AFRO, EMRO, EURO, OPAS(AMRO), SEARO e WPRO.

Convidamos a todos a seguir as discussões e participe da disseminação usando o hashtag: #globalindexmedicus

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora principal HIFA-PT.