12 Nov 2020: Quase 1 em cada 5 mortes de COVID-19 na Região Africana está ligada ao diabetes

12 November, 2020

Estimados amigos do HIFA-PT:

Compartilho notícia publicada ao dia de hoje no site da OMS-AFRO. O texto original está em inglês e segue aqui livremente traduzido ao português para facilitar nosso intercâmbio de informação.

Convido a todos abrir uma discussão sobre o tema e intercambiar informações sobre o impacto do COVID-19 em pessoas com doenças crônicas, como a diabetes e em oportunidade da celebração do Dia Mundial do Diabetes que se celebra anualmente no dia 14 de novembro.

Quase 1 em cada 5 mortes de COVID-19 na Região Africana está ligada ao diabetes

12 de novembro de 2020

Brazzaville - "A Organização Mundial da Saúde (OMS) constata que 18,3% das mortes de COVID-19 na Região Africana estão entre as pessoas com diabetes, uma das condições que estudos globais encontraram para aumentar o risco de doenças graves e morte entre pacientes infectados com o vírus.

A análise da OMS em 14 países africanos, que forneceu informações sobre COVID-19 e comorbidades, mostrou que o risco de complicações ou morte por COVID-19 entre pessoas com diabetes aumenta com a idade, com pessoas a partir dos 60 anos e que enfrentam maiores riscos.

Diabetes é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataques cardíacos, derrame e amputação de membros inferiores; mas com o diagnóstico e tratamento precoces, muitos dos efeitos nocivos da doença podem ser retardados ou até mesmo evitados. A doença ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente [diabetes tipo 1] ou quando o corpo não pode efetivamente usar a insulina que produz [diabetes tipo 2]. O mais comum é o diabetes tipo 2.

Nas últimas três décadas, a ocorrência de diabetes tipo 2 aumentou drasticamente em todos os países do mundo. A Região Africana teve um aumento de seis vezes, de 4 milhões de casos em 1980 para 25 milhões em 2014. Com cerca de 60% das pessoas vivendo com diabetes sem diagnóstico, a Região tem a maior proporção de pessoas desconhecendo seu status. Um estudo no Quênia descobriu que 60% das pessoas diagnosticadas com a condição crônica não estavam sob medicação.

"Muitas pessoas estão no escuro para saber se têm diabetes. Pessoas com essa condição crônica sofrem um golpe duplo se também forem infectadas pelo COVID-19", disse a Dr. Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África. "Devemos reverter essa situação investindo na detecção precoce, prevenção e tratamento do diabetes."

No início e nos meses de pico da pandemia COVID-19, os serviços de saúde para diabetes foram particularmente interrompidos. Apenas cerca de um terço dos países reportados em uma pesquisa da OMS com 41 países da África Subsaariana indicou que os serviços estavam totalmente funcionais.

"Não podemos perder de vista outros desafios à saúde enquanto combatemos o COVID-19. O Dia Mundial do Diabetes é um momento chave para chamar a atenção para essa doença crônica, que está ameaçando cada vez mais a vida dos africanos", disse a Dr. Moeti.

O Dia Mundial do Diabetes é marcado em 14 de novembro de cada ano.

Em muitos países africanos, o acesso a equipamentos básicos para diagnóstico e monitoramento do diabetes é um desafio, especialmente em unidades públicas e remotas de saúde. Há também suprimentos limitados de insulina e medicamentos hipoglicêmicos orais para diabetes no continente, enquanto os profissionais de saúde não são suficientemente treinados no diagnóstico de diabetes e cuidados com os pacientes.

A Região Africana também está testemunhando um aumento de fatores de risco para diabetes, como a obesidade. Cada vez mais o sedentarismo e o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sal está aumentando a obesidade, variando de 2,5% dos adultos no Burundi a 26,9 % em Seychelles.

A OMS está trabalhando com países para treinar mais enfermeiros e outros profissionais de saúde e ampliar o acesso aos serviços de prevenção e cuidado do diabetes por meio do Pacote de Intervenções Essenciais de Doenças Não Transmissíveis da OMS para a Atenção Primária à Saúde em Ambientes de Baixo Recurso. Vinte e cinco países adotaram o pacote e estão trabalhando para descentralizar e melhorar a detecção precoce do diabetes e o cuidado com o paciente."

Fonte original:

OMS-AFRO: Nearly 1 in 5 COVID-19 deaths in the African region linked to diabetes

<https://www.afro.who.int/news/nearly-1-5-covid-19-deaths-african-region-...

Saudações cordiais,

Eliane Santos, Moderadora HIFA-PT