Estimados colegas do HIFA-PT:
A pedido do nosso moderador Neil Pakenham-Walsh, todos os fóruns começarão a partir do dia 15 de novembro de 2021 sobre a temática: Manutenção de serviços de saúde essenciais durante a pandemia: o que aprendemos?
"Caros colegas do HIFA,
Podemos agora relembrar 12-18 meses de experiência com a pandemia COVID-19. Alguns países já entraram em uma fase de recuperação com relativamente poucos novos casos e mortes (pelo menos por enquanto).
Outros países continuam enfrentando um grande número de casos. Em quase todo país foi afetado, vimos que os serviços essenciais de saúde - saúde reprodutiva, saúde infantil, saúde mental, doenças não transmissíveis, cirurgia - foram severamente interrompidos de várias maneiras.
Mesmo para os países que estão em fase de recuperação, existem grandes desafios em termos de surgimento tardio da doença e acesso tardio à cirurgias.
O que aprendemos?
Como podemos manter melhor os serviços essenciais de saúde durante uma pandemia?
Que ação(ões) o governo de seu país tomou que facilitou (ou dificultou) a prestação de serviços?
Como podemos construir resiliência avançando?
1. Olhando para os últimos 18 meses, de que maneira o COVID-19 afetou seu trabalho?
Qual foi o impacto do COVID-19 na sua organização ou unidade de saúde?
Como as coisas mudaram ao longo do tempo e onde você está agora?
2. Como você respondeu a esses desafios?
O que funcionou bem e não tão bem?
3. Um serviço de saúde é tão bom quanto as pessoas que nele trabalham. Os profissionais de saúde têm sofrido pressões extraordinárias há vários meses. O que aprendemos e como podemos apoiar melhor os profissionais de saúde no futuro?
4. Observamos que não há apenas interrupção na prestação de serviços, mas também na demanda por serviços associada a temores exagerados de contágio nas unidades de saúde.
Como as atitudes mudaram em sua experiência/país?
A discussão terá início em 15 de novembro e terminará no dia 19 de dezembro de 2021.
E tal como outros fóruns temáticos é fundamental termos representatividade de continentes, países, idiomas, background profissionais etc."
Convidamos a todos nossos queridos membros do HIFA-PT a somarem-se nesta discussão.
Saudações,
Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT.