Artigo Científico: De autonomia roubada ao fortalecimento da profissão: conexões entre Enfermagem Brasileira e Africana

13 July, 2021

Estimados colegas do HIFA-PT:

Compartilho artigo publicado recentemente cujo título é: De autonomia roubada ao fortalecimento da profissão: conexões entre Enfermagem Brasileira e Africana.

Além de discutir o tema da Enfermagem propriamente dia no contexto dos países considerados no estudo (participaram nove enfermeiros, provenientes dos seguintes países Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe); também traz uma abordagem interessante sobre o potencial da cooperação horizontal entre esses países para fortalecer o intercambio de conhecimento e a profissão.

Seria interessante conhecer a opinião do grupo sobre este tema.

Ventura Carla Aparecida Arena, Mendes Isabel Amélia Costa, Silva Ítalo Rodolfo, Marchi-Alves Leila Maria, Almeida Emerson Willian Santos, Godoy Simone de. De autonomia roubada ao fortalecimento da profissão: conexões entre Enfermagem Brasileira e Africana. Esc. Anna Nery [Internet]. 2021 [citado 2021 Jul 13] ; 25( 3 ): e20200265.

Resumo Objetivo caracterizar os desafios vivenciados pela Enfermagem nos países africanos de língua portuguesa e discutir as potencialidades da cooperação internacional neste contexto. Método estudo qualitativo, descritivo. Dados obtidos por meio de entrevista semiestruturada com enfermeiros de países africanos de língua portuguesa e categorizados por análise de conteúdo. Resultados participaram nove enfermeiros, provenientes dos seguintes países Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Foram desenvolvidas duas categorias a primeira retrata as dificuldades da Enfermagem de países africanos de língua portuguesa acerca da autonomia e valorização necessárias ao desenvolvimento e exercício de suas competências. A segunda categoria evidenciou possibilidades de conexões a partir de redes para integração e fortalecimento da Enfermagem, em cooperação internacional. Conclusão e implicações para a prática o estudo caracterizou como principais dificuldades aquelas relacionadas a processos de trabalho, falta de autonomia, de estrutura humana e física. Nessa perspectiva, a cooperação internacional representou importante estratégia para o fortalecimento da formação dos enfermeiros de países africanos de língua portuguesa, assim como para lidarem com os expressivos desafios que se apresentam em sua prática cotidiana.

Texto completo disponivel em: <http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0265>.

Saudações,

Eliane Pereira dos Santos

Moderadora do HIFA-PT