Artigo - Especificidades epidemiológicas da COVID-19 na África: Preocupação atual ou futura em saúde pública? = Spécificités épidémiologiques de la COVID-19 en Afrique : préoccupation de santé publique actuelle ou future?

5 April, 2021

Estimados amigos do HIFA-PT:

Compartilho um artigo que parece ser interessante. O resumo do mesmo foi traduzido livremente para o português com finalidade exclusiva de disseminação neste fórum. O texto completo está em francês.

ARTICLE ORIGINAL

Spécificités épidémiologiques de la COVID-19 en Afrique : préoccupation de santé publique actuelle ou future?

É.J.L. Hardy, P. Flori

Ann Pharm Fr. 2021 Mar; 79(2): 216-226 (foi publicado online em 10/2020).

Link PMC: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7571419/>.

RESUMO

"Objetivos. - A África é o continente menos equipado para combater a epidemia COVID-19. No entanto, estima-se que a África, que representa 17 % da população mundial, tenha apenas 5 % de casos globais (fonte: OMS em 2020/08/04). Neste trabalho, os autores tentam identificar e entender as razões desses dados epidemiológicos.

Método. - Alguns indicadores de monitoramento têm sido utilizados, principalmente por meio de relatórios da OMS. Estes os dados foram comparados com a literatura e a expertise de campo da associação ''Biologie sans frontières'' na África.

Resultados. - Os seguintes pontos marcam a particularidade do COVID-19 na África: (1) insuficiente capacidade diagnóstica (vinculada ao produto interno bruto), (2) uma população mais jovem limitando a população em risco e o número de mortes, (3) um clima favorável (quente e úmido) que diminui a transmissão viral, (4) alguns fatores socioculturais que podem reduzir a notificação de casos.

Conclusão. - Hoje, essa crise de saúde é onipresente enquanto o número de mortes permanece limitado na África. Simultaneamente, ações relativas às prioridades de saúde pública africanas (malária, diarreia, AIDS . . .) são interrompidas ou reduzidas."

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora HIFA-PT