Artigo recém-publicado - Telemedicina em Cabo Verde

19 March, 2021

Estimados(as) amigos(as) HIFA- PT,

Compartilhamos com vocês uma tradução livre de pequenas partes do artigo recém publicado ( Fevereiro de 2021) intitulado:* Programa de Telemedicina de Cabo Verde: Relatório de Atualização e Análise de 2.442 Teleconsultas*.

Referência bibliográfica: Azevedo V, Latifi R, Parsikia A, Latifi F, Azevedo A. Cabo Verde Telemedicine Program: An Update Report and Analysis of 2,442 Teleconsultations. Telemed J E Health. 2021 Feb;27(2):172-177. doi: 10.1089/tmj.2020.0001. Epub 2020 Jun 26. PMID: 32598240.

::Introdução - O Programa de Telemedicina de Cabo Verde (CVTP) foi estabelecido pela International Virtual e-Hospital Foundation usando a estratégia Initiate-Build-Operate-Transfer para melhorar o acesso a cuidados especializados para a população no arquipélago de Cabo Verde em 2012. Desde o seu início, o CVTP provou ser uma grande história de sucesso da telemedicina na África. O nosso primeiro relatório sobre os resultados iniciais de um CVTP a nível nacional foi publicado em 2014. O objetivo deste artigo é analisar os dados de seguimento e analisar a atividade do CVTP.

:: Métodos - Todas as consultas de telemedicina do CVTP de 2014 a 2018 foram analisadas. Dados demográficos do paciente, disciplina clínica e status de transferência foram analisados. Variáveis categóricas foram comparadas com um teste qui-quadrado.

::Resultados - Houve 2.442 consultas de telemedicina em 24 programas clínicos realizados durante o período do estudo. As disciplinas clínicas mais comuns com> 100 consultas foram neurologia, cardiologia, cirurgia ortopédica, cirurgia geral, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia e dermatologia. No geral, a taxa de transferência foi de 34,3%.

::Conclusão - O CVTP em todo o país continua a aumentar o acesso a cuidados especializados, evitar transferências desnecessárias e caras e tornou-se uma grande história de sucesso da telemedicina na África. Além disso, esse programa deve servir de modelo para o estabelecimento de programas de telemedicina em nações insulares em todo o mundo.

"O programa de telemedicina em Cabo Verde (ITeHP-CV) foi estabelecido com base na estratégia Initiate-Build-Operate-Transfer (IBOT), que foi descrita anteriormente. O iniciador deste foi uma colaboração entre o International Virtual e-Hospital (IVeH) e o governo esloveno por meio do EnhancingHuman Security (anteriormente International Trust Fund [ITF]) para a Assistência à Vítimas de Minas. Uma avaliação das necessidades foi realizada em 2011 antes de implementar este programa para estabelecer 10 centros de telemedicina em 9 das 10 ilhas em CaboVerde. Hoje, existem 14 centros em todo o país no Programa de Telemedicina CaboVerde (CVTP). Desde 2014, a telemedicina integrada e o e-programa de saúde é gerido pelo Ministério da Saúde. Este artigo avaliou a progressão e o crescimento do programa de telemedicina em Cabo Verde desde o seu lançamento."

"O CVTP de âmbito nacional, construído pelo IVeH e financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, e agora gerido pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde, continua a aumentar o acesso a cuidados especializados, evita transferências desnecessárias e dispendiosas e tornou-se um grande caso de sucesso da tele -medicina na África. Além disso, esse programa deve servir como um modelo para o estabelecimento de programas de telemedicina em nações insulares em todo o mundo. Há uma necessidade de registros eletrônicos de saúde (EHRs) no país que ajudarão o programa de telemedicina também. O investimento em capacidades humanas em tecnologia melhorará ainda mais o programa."

NOTA: O acesso ao artigo completo é pago. Eu tive acesso através do meu login institucional. Por gentileza, verifiquem se sua instituição tem acesso para a leitura completa.

Link para acesso ao Resumo em inglês: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/tmj.2020.0001

*Os (as) Amigos(as) de Cabo Verde estão convidados(as) à contribuir com o Fórum HIFA-PT compartilhando conosco mais informações sobre este Programa.*

Melhores cumprimentos,

Pollyanna Patriota, Moderadora-auxiliar HIFA-PT