Carga das Doenças Crônicas Não Transmissíveis nos Países de Língua Portuguesa

3 July, 2023

Citação, resumo e comentário meu abaixo

Citação: Carga das Doenças Crônicas Não Transmissíveis nos Países de Língua Portuguesa

Deborah Carvalho Malta et al.

Ciência & Saúde Coletiva

http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/carga-das-doencas-cronicas-n...

Resumo:

Foram analisadas tendências da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) entre 1990 e 2019, as projeções até? 2030 e os fatores de risco atribuíveis a estas doenças na Comunidade dos Pai?ses de Li?ngua Portuguesa (CPLP). Utilizou-se estimativas do estudo Carga Global de Doenças e análise da carga de mortalidade prematura por DCNT para nove países da CPLP, utilizando taxas padronizadas por idade, usando-se RStudio. Portugal, Brasil, Guiné Equatorial, Angola e Guiné Bissau apresentam taxas de mortalidade prematura por DCNT em declínio e; Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique apresentaram aumento das taxas. As projeções indicam que nenhum dos países deverá atingir as metas de redução em um terço da mortalidade prematura por DCNT até? 2030. A carga de doença atribuível mostrou que os fatores de riscos mais importantes em 2019 foram: pressão arterial sistólica elevada, tabaco, riscos dietéticos, índice de massa corporal elevado e poluição do ar. Conclui-se pelas profundas diferenças na carga de DCNT entre os países, com melhores resultados em Portugal e Brasil e que nenhum país do CPLP deverá atingir a meta de redução das DCNT até 2030.

Comentário (Neil): É interessante que os fatores de risco estejam fortemente ligados ao estilo de vida. Até que ponto as pessoas entendem os riscos para a saúde do tabagismo, falta de exercício e má alimentação?

Muitas felicidades, Neil

Perfil HIFA-pt: Neil Pakenham-Walsh é o coordenador da campanha HIFA (Healthcare Information For All) e codiretor do Global Healthcare Information Network. Neil começou sua carreira como médico na Inglaterra e o Reino Unido, e tem experiência em trabalhar numa área rural do Peru e Equador. Durante os últimos 20 anos, está comprometido com o desafio global de melhorar o acesso e a disponibilidade de informaçio de saúde confiável e atual para profissionais de saúde de países de baixa e média renda. Seus interesses estio relacionados com plataformas de comunicaçio interdisciplinares que contribua para o desafio do desenvolvimento internacional. Neil trabalhou com a Organizaçio Mundial da Saúde, o Wellcome Trust, Medicine Digest e INASP (Rede Internacional para a Publicaçio e Promoçio da Ciência). Twitter: @hifa_org FB: facebook.com/HIFAdotORG neil@hifa.org