Diabetes e COVID-19: dez mensagens importantes.

23 March, 2020

Estimados(as) amigos(as) HIFA-PT,

compartilhamos uma tradução -livre de uma recente publicação da * Société Francophone de Diabètes* sobre os principais cuidados à respeito do COVID-19 e pessoas com diabetes. A publicação que é assinada pelo Presidente desta instituição, Professeur Charles Thivolet, data de 14 de março e apresenta 10 mensagens importantes:

1.Não há evidências de que o COVID-19 afete mais as pessoas com diabetes que os outros; por outro lado, o risco de forma grave é aumentado pela presença de um diabetes desequilibrado ou com outras complicações.

2. O COVID-19 pode afetar pessoas com diabetes tipo 1 ou 2 sem diferença de risco. A porcentagem de formas graves por tipo de diabetes não é conhecida.

3. Pessoas com diabetes em um contexto clínico frágil (coração, pulmonar ou renal) correm maior risco de desenvolverem uma forma grave de COVID-19 em comparação com pessoas sem outros problemas de saúde e pessoas com mais de 70 anos.

4. Se o COVID-19 ocorrer perto de uma pessoa com diabetes, deve-se tomar medidas mais duras para reduzir o risco de infecção.

5. É importante ter os medicamentos necessários, para 2 semanas, em particular insulina para quem dela depende, meios de injeção (agulhas, cateteres, ou outros sistemas dependendo do tratamento, esquema de substituição em caso de utilização de bomba de insulina) e para monitorar seu nível de glicose mais regularmente e, se necessário corpos cetónicos, ter os meios para corrigir qualquer hipoglicemia e ter pelo menos um kit de prevenção de hipoglicémias.

6. Em todos os casos, as pessoas com diabetes são aconselhadas a ter disponível e com fácil acesso os vários meios de contato com seus médicos e / ou equipe de referência e / ou seus números de farmácia e de emergência.

7. Entre em contato com seu médico de referência e / ou sua equipe médica, se necessário atualizar protocolos de correção e comunicar dados de glicose e corpos cetónicos (medição capilar ou urina se o nível de açúcar no sangue estiver repetidamente acima de 250mg / dL) para melhor informá-lo. Se lhe for proposta uma teleconsulta, é preferível a mesma do que um deslocamento até seu médico ou hospital.

8. Reforçar todas as medidas de proteção indicadas: lavar as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos, gel hidro-alcoólico, evite tocar nas superfícies acessível ao público em geral, evite espaços confinados com o público, minimize possíveis deslocamentos.

9. Esteja alerta para sinais de gravidade: dificuldade em respirar com tosse e febre, dor persistente no peito, dificuldade de concentração, desequilíbrio significativo do diabetes com corpos cetónicos difíceis de corrigir. Saiba que o paracetamol pode distorcer os dados do sensor (exceto o FreeStyle Libre), especialmente se você estiver com hipoglicemia. Em caso de dúvida, meça a glicemia capilar.

10. Em seu local de trabalho, consulte seu empregador sobre as opções de adaptação à situação atual (teletrabalho, dias de folga etc.),

especialmente se você precisar cuidar de seus filhos por causa do fechamento das escolas.

Traduzido de: Société Francophone de Diabètes. Diabète et COVID-19:10messages clés.Publié en : le 14 mars 2020.

Disponível em:

https://www.sfdiabete.org/files/files/Divers/diabete_et_covid-19_message...

O que opinam? Existe algum outro documento sobre o tema que queiram discutir?

Pollyanna Patriota, moderadora-auxiliar HIFA-PT