Discussão sobre drogas opioides

25 April, 2026

Prezados colegas,

Estamos realizando uma discussão no HIFA-English e gostaria de convidá-los para uma discussão paralela aqui no HIFA-portugues.

Seguem os detalhes (em inglês): https://www.hifa.org/news/hifa-announces-deep-dive-discussion-global-opi...

E aqui estão as questões que estamos discutindo:

1. Como podemos definir transtornos por uso de opioides?

2. Qual é a situação atual do uso indevido de opioides em seu país?

3. As pessoas compreendem os danos à saúde e socioeconômicos causados ​​pelo uso indevido de opioides?

4. O que pode ser feito para aumentar a conscientização pública sobre os malefícios do uso indevido de opioides?

5. Qual o papel da indústria farmacêutica?

6. Como podemos identificar e gerenciar os transtornos por uso de opioides?

7. Quais intervenções estão disponíveis em seus países para lidar com os transtornos por uso de opioides? Quais são as barreiras à sua implementação?

8. Os profissionais de saúde possuem conhecimento adequado para prevenir e tratar transtornos por uso de opioides em seus pacientes?

9. Quais são as políticas nacionais vigentes em seu país?

10. Você acredita que as regulamentações atuais estão afetando o tratamento adequado de pessoas com dor crônica para as quais o uso de opioides é indicado?

Aguardamos suas contribuições. Envie um e-mail para:

hifa-pt@hifaforums.org

Muito obrigado, Neil

Perfil da HIFA: Neil Pakenham-Walsh é coordenador da HIFA (Healthcare Information For All), uma comunidade global de saúde que reúne todas as partes interessadas em torno do objetivo comum do acesso universal a informações confiáveis ​​sobre saúde. A HIFA possui 20.000 membros em 180 países, interagindo em quatro idiomas e representando todas as partes do ecossistema global de evidências. A HIFA é administrada pela Global Healthcare Information Network, uma organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido e relações oficiais com a Organização Mundial da Saúde. E-mail: neil@hifa.org

Author: 
Neil Pakenham-Walsh