Estimados amigos do HIFA-PT:
Segue abaixo, mensagem do nosso colega e coordenador dos fóruns HIFA, Neil Pakenham-Walsh.
"O HIFA e a OMS estão trabalhando em conjunto para uma série de discussões temáticas para promover o aprendizado entre os países sobre a manutenção de serviços essenciais de saúde durante e após pandemia COVID-19.
Para isso, convidamos todos os membros da família HIFA, para uma discussão de 4 semanas e nos 4 idiomas dos fóruns que começou no dia 16 de novembro de 2020.
Antecedentes: "A pandemia COVID-19 teve um grande impacto na capacidade dos sistemas de saúde e na continuidade da prestação de serviços essenciais de saúde. Enquanto os sistemas de saúde em todo o mundo estão sendo desafiados pela crescente demanda por cuidados de pacientes com COVID-19, é fundamental manter serviços preventivos e curativos, especialmente para as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas que vivem com condições crônicas, minorias e pessoas com deficiência" (Organização Mundial de Saúde).
Seguem as perguntas que todos estaremos enviando nossas contribuições:
:: Pergunta 1: Como o COVID-19 afetou a prestação de serviços essenciais de saúde em sua unidade de saúde ou país?
:: Pergunta 2: Qual tem sido o impacto das interrupções dos serviços de saúde para a saúde e o bem-estar das pessoas em sua unidade de saúde ou país?
:: Pergunta 3: O que você, sua unidade de saúde ou país fazem para manter os serviços essenciais de saúde?
:: Pergunta 4: Quais são os grupos especialmente afetados (vulneráveis) em razão das interrupções nos serviços de saúde? Como podemos garantir que esses grupos sejam protegidos neste momento?
:: Pergunta 5: A guia da OMS oferece dez princípios para manter serviços de saúde essenciais. Qual princípio é especialmente importante para você e por quê?
Material de apoio:
Título: Orientação da OMS: manutenção de serviços essenciais de saúde: orientação operacional para a orientação provisória de contexto COVID-19 (junho de 2020).
Disponível em: <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52363/OPASWBRACOVID-19200...
Nota: a versão em português foi traduzida pela OPAS/OMS.
Saudações a todos e a espera de suas contribuições,
Neil Pakenham-Walsh
(com edição de Eliane Santos)