Entrevista: As dificuldades na África na pandemia vão além da vacina, diz pesquisador da Fiocruz

9 August, 2021

Estimados amigos do HIFA-PT:

Compartilho uma entrevista interessante.

As dificuldades dos países africanos em relação à Covid-19 não se resumem à vacina: são necessários também recursos para a logística de uma campanha de imunização, o que envolve câmaras frias e mesmo geradores, explica o pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) para Assuntos sobre a África e para a Cooperação África & Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Augusto Paulo Silva.

Muitos países tiveram que devolver vacinas porque não conseguiram aplicá-las devido à falta de dinheiro para sustentar suas campanhas”, explica Silva, que foi vice-ministro da Saúde de Guiné Bissau de 2009 a 2012. Ao falar de políticas para a região, onde somente 1,2% da população (cerca de 15 milhões de pessoas) foi vacinada até agora, o pesquisador do Cris destaca ainda a necessidade de lançar um outro olhar sobre a região: ver as muitas Áfricas que existem, não generalizando um continente com 55 estados.

Entrevista completa em:

https://agencia.fiocruz.br/dificuldades-na-africa-na-pandemia-vao-alem-d...

Aproveito para perguntar: como está a vacinação contra a COVID-19 no seu país? Como resolver o problema do atraso das vacinas?

Saudações,

Cristianne Maria Famer Rocha, Moderadora-Auxiliar do HIFA-PT