HIFA lança debate sobre o problema do tabaco entre 27 de fevereiro e 3 de abril de 2023

23 February, 2023

Amigos do HIFA-PT:

Este é um convite para um debate sobre o problema do tabaco e que acontecerá simultameamente em todos os fórums entre o dia 27 de fevereiro e 3 de abril de 2023, lembrando que em 27 de fevereiro se celebra o 18º aniversário da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS.

Algumas mensagens importantes para o debate:

*Imagine um mundo onde todas as crianças, todos os cidadãos, todos os profissionais de saúde e todos os formuladores de políticas realmente entendam o impacto devastador do tabaco na saúde, na economia, na sociedade e no meio ambiente. Um mundo em que todas as pessoas tenham acesso às informações para protegerem sua saúde e a saúde dos outros.

*A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata até metade de seus usuários: mais de 8 milhões de mortes a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do fumo direto, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado da exposição de não fumantes à fumaça do tabaco.

*Todos os grupos interessados ​​(cidadãos, profissionais de saúde e formuladores de políticas) precisam de informações confiáveis ​​para prevenir e controlar o vício do tabaco.

*Exploraremos as necessidades de informação e aprendizado do público em geral, profissionais de saúde e formuladores de políticas em todo o mundo. O que pode ser feito para sensibilizar o público, especialmente os jovens? Como melhorar a educação profissional para garantir que os profissionais de saúde estejam adequadamente preparados (por exemplo, qual é o conhecimento e a prática dos profissionais de saúde sobre conselhos curtos e muito curtos)? Como os formuladores de políticas podem ser apoiados para introduzir políticas e práticas baseadas em evidências? Que medidas estão funcionando atualmente e como elas podem ser fortalecidas?

*Consideraremos todas as formas de uso do tabaco*, incluindo não apenas cigarros, mas também outros produtos, como tabaco de mascar, que prevalecem em alguns países. E também vamos considerar o vaping, um tópico quente com uma ampla gama de pontos de vista fortemente defendidos.

*A discussão acontecerá nos fóruns HIFA, uma comunidade global de saúde de mais de 20.000 profissionais que representam todas as partes do ecossistema global de evidências, interagindo em quatro idiomas e trabalhando em relações oficiais com a OMS.

*Aqui estão as cinco questões norteadoras para discussão. Estas questões são apenas um guia; você pode discutir qualquer outro aspecto do uso do tabaco:

1. As pessoas compreendem os danos à saúde, socioeconômicos e ambientais do uso de produtos derivados do tabaco? Eles se importam? Como eles podem ser mais bem informados?

2. Os profissionais de saúde possuem conhecimento adequado para prevenir e tratar o tabagismo entre seus pacientes? Eles se importam? Como eles podem ser mais bem informados?

3. Qual é o papel da indústria do tabaco? O que pode ser feito para lidar com a desinformação fornecida pela indústria do tabaco?

4. Os profissionais de saúde pública e formuladores de políticas têm conhecimento adequado para prevenir e tratar o vício do tabaco em seu país? Quais são as políticas nacionais atuais e o que mais pode ser feito para implementar plenamente essas políticas?

5. Quais são os prós e os contras dos sistemas eletrônicos de distribuição de nicotina (ENDS, vaping) (por exemplo, como um auxílio para parar de fumar, como outro uso viciante entre os jovens)?

Para contribuir com a discussão, basta enviar um e-mail com seu comentário para: hifa-pt@hifaforums.org. Uma vez aprovado, seu e-mail será distribuído aos membros do HIFA-PT. Observe que também estamos realizando discussões paralelas sobre HIFA em inglês, HIFA em francês e HIFA em espanhol, bem como nosso dedicado Fórum de Saúde Infantil (CHIFA) em inglês. Por favor, visite nosso site para mais detalhes: www.hifa.org.

Para participar da discussão, se você ainda não é membro do HIFA Português, junte-se a nós! http://hifa.org/join/junte-se-ao-hifa-portuguese.

Agradecimento: HIFA agradece o patrocínio da NextGenU.org e da Ulrich and Ruth Frank Foundation for International Health. NextGenU.org e a Frank Foundation oferecem cursos certificados gratuitos em ciências da saúde e um mestrado gratuito ou de baixo custo em saúde pública para estudantes de todos os países por meio de mais de 1.200 instituições. As instituições podem adotar esses cursos e os alunos individuais podem acessá-los gratuitamente.

Cordialmente,

Eliane Santos

Moderadora HIFA-PT