OMS: Brasil elimina a filariose linfática como problema de saúde pública

24 November, 2024

(Obrigado à Jackeline Alger [HIFA-Spanish] por nos notificar sobre essas notícias)

Comunicado de imprensa/Brasil elimina a filariose linfática como problema de saúde pública

--

A Organização Mundial da Saúde (OMS) parabeniza o Brasil por ter eliminado a filariose linfática como um problema de saúde pública.

“A eliminação de uma doença é uma conquista importante que exige um compromisso inabalável”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS. “Parabenizo o Brasil por seus esforços para livrar seu povo do flagelo dessa doença dolorosa, deformadora, incapacitante e estigmatizante. Esse é outro exemplo do incrível progresso que temos alcançado contra as doenças tropicais negligenciadas. E dá esperança de que é possível eliminar essa doença a muitas outras nações que ainda enfrentam a filariose linfática”.

A filariose linfática, comumente conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária debilitante transmitida por mosquitos. Durante séculos, essa doença tem afligido milhões de pessoas no mundo, causando dor, inchaço crônico e exagerado, deficiência e estigma social...

--

Leia online: https://www.who.int/pt/news/item/01-10-2024-brazil-eliminates-lymphatic-...

Perfil HIFA-pt: Neil Pakenham-Walsh é o coordenador da campanha HIFA (Healthcare Information For All) e codiretor do Global Healthcare Information Network. Neil começou sua carreira como médico na Inglaterra e o Reino Unido, e tem experiência em trabalhar numa área rural do Peru e Equador. Durante os últimos 20 anos, está comprometido com o desafio global de melhorar o acesso e a disponibilidade de informação de saúde confiável e atual para profissionais de saúde de países de baixa e média renda. Seus interesses estão relacionados com plataformas de comunicação interdisciplinares que contribua para o desafio do desenvolvimento internacional. Neil trabalhou com a Organização Mundial da Saúde, o Wellcome Trust, Medicine Digest e INASP (Rede Internacional para a Publicação e Promoção da Ciência).

Twitter: @hifa_org FB: facebook.com/HIFAdotORG neil.pakenham-walsh AT ghi-net.org