OPAS/OMS lança versão em português do curso de autoaprendizagem sobre recursos humanos para a saúde universal

10 December, 2019

OPAS/OMS lança versão em português do curso de autoaprendizagem sobre

recursos humanos para a saúde universal

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)lançou a versão em português do Curso de Autoaprendizagem sobre Recursos Humanos para a Saúde Universal:<https://mooc.campusvirtualsp.org/enrol/index.php?id=118>.

Dirigido a qualquer pessoa com interesse no tema, a capacitação tem como objetivo apresentar as linhas da Estratégia de Recursos Humanos para a Saúde Universal <https://apsredes.org/wp-content/uploads/2019/01/Strategy_HR_CSP29.R15_po..., aprovada pelos Estados Membros da OPAS em setembro de 2017, e traçar um panorama geral dos desafios do campo de recursos humanos para a saúde na Região das Américas.

O curso, que também está disponível em espanhol e inglês, pode ser feito inteiramente online no Campus Virtual de Saúde Pública. Por se tratar de uma iniciativa de autoaprendizagem (ou seja, sem tutoria), cada participante é responsável por regular seu tempo de dedicação e navegação na plataforma. A carga total é de 10 horas, incluindo o tempo voltado para a avaliação. Ao fim da capacitação, os participantes que cumprirem com os requisitos para a aprovação poderão fazer o download de certificado emitido pela OPAS.

A capacitação é fruto de um esforço regional para fortalecer as ações no campo de recursos humanos para a saúde na Região das Américas, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano de Ação até 2023 <https://apsredes.org/wp-content/uploads/2019/01/CE162-16-p-PdA-RH-Portug.... Trata-se de uma estratégia com objetivo de concretizar ações entre países, para fortalecer a cooperação e o diálogo, de modo a enfrentar esses desafios de maneira conjunta e mais adequada às demandas impostas. Este curso será pré-requisito para outros dois a serem lançados em 2020: (1) Curso de Gestão de Políticas e Regulação de Recursos Humanos em Saúde e; (2)

Curso de Planejamento de Recursos Humanos em Saúde - ambos com o

acompanhamento e tutoria de especialistas internacionais no tema.

Fonte: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6066:

opas-oms-lanca-versao-em-portugues-do-curso-de-autoaprendizagem-sobre-recurs

os-humanos-para-a-saude-universal&Itemid=844>

&view=article&id=6066:opas-oms-lanca-versao-em-portugues-do-curso-de-autoapr

endizagem-sobre-recursos-humanos-para-a-saude-universal&Itemid=844>

Cristianne Maria Famer Rocha, Moderadora-Auxiliar do HIFA-Português