Perturbações do uso do álcool - Introdução

22 February, 2024

Caros membros do fórum HIFA-PT,

O meu nome é Ana Rita Oliveira, sou portuguesa, licenciada em Farmácia e mestre em Farmacoterapia e Farmacoepidemiologia. Encontro-me neste momento a realizar um mestrado em Saúde Pública na Suécia e os meus interesses focam-se essencialmente no acesso a medicamentos e a serviços de saúde, educação e saúde pública.

De modo a abrir a discussão relativa às perturbações do uso do álcool no fórum HIFA-PT, deixo aqui uma pequena introdução ao tema e à discussão, convidando assim todos os membros a participarem.

-

Segundo dados da OMS, o consumo de álcool contribui mundialmente para 3 milhões de mortes por ano, bem como para a incapacidade e a saúde precária de milhões de pessoas, sendo que o consumo nocivo de álcool é responsável por 5.1% da carga global de doenças em todo o mundo.

O nosso foco principal nesta discussão é o das necessidades informacionais e de aprendizagem dos profissionais de saúde (de todas as áreas) assim como das necessidades informacionais do público em geral, dos doentes e dos decisores políticos.

Para efeitos da discussão centramo-nos na perturbação do uso do álcool, definida como “uma condição médica caracterizada por uma incapacidade de parar ou controlar o consumo de álcool, apesar das consequências adversas que esse consumo acarreta a nível social, profissional e a nível de consequências na saúde (Instituto Nacional dos EUA sobre o Abuso de Álcool e o Alcoolismo).

Esta discussão é a segunda de uma série de discussões acerca de perturbações associadas à utilização de substâncias (a primeira foi sobre o Tabaco e a terceira será sobre Opiáceos).

• Como pode a educação superior/profissional ser melhorada de forma a assegurar que profissionais de saúde estão preparados para diagnosticar e gerir perturbações do uso do álcool.

• O que é que pode ser feito para sensibilizar o público, em especial os jovens, para os efeitos nocivos do álcool?

• Como é que os decisores políticos podem ser apoiados no sentido de implementarem políticas e procedimentos baseados em evidências?

O grupo de trabalho preparou cinco perguntas de forma a orientar a discussão (estas perguntas servem apenas de guia – enquanto participante poderá discutir outros aspetos relacionados com o consumo de álcool):

1. As pessoas compreendem os danos para a saúde e os danos socioeconómicos e ambientais do álcool? O que é que lhes interessa? Como podem ser melhor informadas? Como é que pode ser reduzido o estigma?

2. Os profissionais de saúde têm conhecimento adequado no que se trata de prevenir e gerir as perturbações do uso do álcool entre os seus pacientes? O que é que lhes interessa? Como é que podem ser mais bem informados?

3. Qual é o papel da indústria do álcool? O que é que pode ser feito para combater a desinformação proveniente da indústria do álcool?

4. Os profissionais de saúde pública e os decisores políticos têm conhecimento adequado no que se trata de prevenir e tratar as perturbações do uso do álcool no seu país? Quais são as atuais políticas nacionais e o que é que pode ser feito para ajudar na implementação dessas políticas de forma integral?

5. Como podemos definir e medir as perturbações do uso do álcool?

Atentamente,

Ana Rita Oliveira

Profil HIFA-portugues: Ana Rita Primo Ferreira Oliveira é mestranda em Saúde Pública na Universidade de Lund, Suécia. Licenciada em Farmácia e Mestre em Farmacoterapia e Farmacoepidemiologia (BPharm, MPharm) e Medical Information Specialist. anaritaprimoliveira AT gmail.com