Perturbações do uso do álcool - Introdução (4)

28 February, 2024

(usando Google Tradutor)

Querida Sandra Fortes

Você diz: “Um ponto importante é que no SUS/BRASIL usamos o CID 10 e não o DSM, então temos que adaptar as respostas”.

Eu estaria interessado em saber que diferença isso faz.

Aqui está o uso mais recente do DSM:

O DSM-5 integra os dois transtornos do DSM-IV, abuso de álcool e dependência de álcool, em um único transtorno denominado transtorno por uso de álcool (AUD) com subclassificações leves, moderadas e graves.

https://www.niaaa.nih.gov/publications/brochures-and-fact-sheets/alcohol...

Vejo que o DSM está disponível em espanhol, mas não em português.

A CID-10 é na verdade bastante confusa. Se eu pesquisar sobre álcool CID-10, não será fácil obter informações claras.

Entretanto, a nossa discussão paralela sobre o HIFA-Inglês sugere que no Quénia (pelo menos) o conhecimento sobre as perturbações relacionadas com o consumo de álcool é limitado porque muitos profissionais de saúde não a reconhecem como uma perturbação médica - vêem-na como uma falha moral ou uma perturbação social.

Gostaria de saber qual é a experiência dos profissionais de saúde no Brasil, Angola, Moçambique e outros países de língua portuguesa.

Muito obrigado, Neil

Perfil HIFA-pt: Neil Pakenham-Walsh é o coordenador da campanha HIFA (Healthcare Information For All) e codiretor do Global Healthcare Information Network. Atualmente é presidente da Fundação Dgroups (www.dgroups.info), uma parceria de 18 organizações internacionais para o desenvolvimento que promove o diálogo para a saúde e desenvolvimento internacional. Neil começou sua carreira como médico na Inglaterra e o Reino Unido, e tem experiência em trabalhar numa área rural do Peru e Equador.

Durante os últimos 20 anos, está comprometido com o desafio global de melhorar o acesso e a disponibilidade de informação de saúde confiável e atual para profissionais de saúde de países de baixa e média renda. Seus interesses estão relacionados com plataformas de comunicação interdisciplinares que contribua para o desafio do desenvolvimento internacional. Neil trabalhou com a Organização Mundial da Saúde, o Wellcome Trust, Medicine Digest e INASP (Rede Internacional para a Publicação e Promoção da Ciência).

Twitter: @hifa_org FB: facebook.com/HIFAdotORG neil.pakenham-walsh AT ghi-net.org

United Kingdom