Rede de Bancos de Leite - Amamentação é um Direito Universal de todo recém-nascido

28 February, 2020

Prezados Colegas,

Amamentação é um Direito Universal de todo recém-nascido. Porém muitas mães, por inúmeros motivos, não conseguem amamentar.

Ou casos específicos em que o bebê tem dificuldades. Ou mães que querem doar o excesso de leite produzido. Por isso, existe o Banco de Leite Humano, e no Brasil, com a iniciativa do médico pediatra Dr. João Aprígio de Almeida foi criada a Rede de Bancos de Leite Humano na Fundação Fiocruz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conferiu um dos mais importantes prêmios de Saúde Pública ao pesquisador e pediatra Dr. João Aprígio em reconhecimento a esta iniciativa e a todos os profissionais e equipes que se dedicam a ensinar a respeito da amamentação, facilitar o acesso das mulheres aos bancos de leite e disponibilizar o leite materno a recém-nascido de baixo peso.

A Rede de Bancos de Leite Humano, rBLH, tornou-se referência global por aliar baixo custo e alta tecnologia que é um exemplo internacional para vários países. Para mais informações, acessem a Rede de Banco de Leite Humano da Fiocruz, também vídeos educativos acessíveis via YOUTUBE.

links: www.redeblh.fiocruz.br<http://www.redeblh.fiocruz.br>

https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh

Página Inicial - Rede BLH | rBLH Brasil<https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh>

A iniciativa visa usar a rádio como forma de divulgação, promoção e incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano.

rblh.fiocruz.br

Evelyn Einsentein, Moderadora-Auxiliar HIFA-PT

Perfil HIFA-pt: Evelyn Eisenstein é médica pediatra/clínica de adolescentes e atualmente é professora associada de pediatria na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena a Telemedicina e o Grupo de Interesse Especial (SIG) de Saúde & Medicina de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina. Trabalha ainda como Diretora da Clínica de Adolescentes e do CEIIAS (Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde). Seus interesses profissionais são: educação em saúde e programas de prevenção de situações de risco para adolescentes, crescimento, desenvolvimento e nutrição de crianças/adolescentes, programas de prevenção da violência/abusos e a questões envolvendo direitos e ética de saúde em relação a crianças e adolescentes.