Home >> Dgroups Rss >> Saúde Mental e Covid19

Saúde Mental e Covid19

6 November, 2020

Para os/as colegas do HIFA-pt,

estamos todos ainda vivenciando difíceis momentos da pandemia causada pelo virus Sars-Cov-2 e (quase) todos com pessoas amigas ou familiares que contraíram a doença, denominada como Covid-19.

As medidas de proteção social e mitigação da doença como o isolamento, distanciamento social e evitar aglomerações e locais com muitas pessoas (tipo saídas para restaurantes ou viagens de avião) e mesmo reuniões familiares (festas de aniversário ou casamento) tudo tem causado mudanças de comportamentos e também problemas no equilíbrio e bem-estar das pessoas, influenciando vários aspectos da saúde mental.

Não só o enlutamento por pessoas amigas e familiares que morreram, mas também o trabalho em casa, o aumento da violência intra-familiar ou crianças que não estão podendo participar de atividades escolares, tudo influenciando comportamentos e transtornos emocionais.

O CEPEDES da FIOCRUZ produziu um manual que poderá servir de guia de orientação, e que está disponível e público, no link abaixo.

Com a esperança de dias melhores, cuidem-se e mantenham as medidas de prevenção com lavagem frequente de mãos, uso de máscaras e ventilação dos ambientes e janelas abertas, segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Saudações do Rio de Janeiro,

Evelyn Eisenstein

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-reune-em-livro-recomendac...

[https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/10/livro_...

FIOCRUZ<https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-reune-em-livro-recomendac...

Perfil HIFA-pt: Evelyn Eisenstein é médica pediatra/clínica de adolescentes e atualmente é professora associada de pediatria na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena a Telemedicina e o Grupo de Interesse Especial (SIG) de Saúde & Medicina de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina. Trabalha ainda como Diretora da Clínica de Adolescentes e do CEIIAS (Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde). Seus interesses profissionais são: educação em saúde e programas de prevenção de situações de risco para adolescentes, crescimento, desenvolvimento e nutrição de crianças/adolescentes, programas de prevenção da violência/abusos e a questões envolvendo direitos e ética de saúde em relação a crianças e adolescentes.