Unesco elege 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa

10 December, 2019

Estimados colegas,

gostaria de disseminar esta excelente notícia.

Unesco elege 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa; CPLP celebra.

Cinco de maio tornou-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A decisão foi anunciada, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, no dia 25 de novembro de 2019.

Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, instituiu o 05 de maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Desde então, a data vem sendo comemorada pelo Governo de Portugal com cerimônias no país e outras nações de língua portuguesa ou países que concentram grandes diásporas lusófonas.

Em 25 de novembro, o primeiro-ministro português, António Costa, esteve na sede da Unesco em Paris, com outros membros do governo, para acompanhar a decisão.

A notícia também foi celebrada pelo secretário-executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles, que falou à ONU News, diretamente de Lisboa sobre a importância global do idioma.

“É uma língua em crescente expansão pelos quatro continentes. Utilizada por mais de 265 milhões de falantes e é a língua mais utilizada, ou falada, no Hemisfério Sul. De forma que a CPLP congratula-se com esta decisão para que a língua portuguesa seja uma língua, cada vez mais, relevante no contexto global e seja uma língua, cada vez mais importante, à escala mundial.”

Fonte: <https://news.un.org/pt/story/2019/11/1695661>.