20 de março: Dia Mundial de Saúde Oral

19 March, 2021

Boa tarde Ilustres:

Assinala-se, no dia 20 de março, em todos os países que integram a Federação Dentária Internacional e onde se inclui Portugal, o Dia Mundial da Saúde Oral, sob o lema: “ESTEJA ORGULHOSO DA SUA BOCA.

"O Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sob a direção de José Pedro Figueiredo, considera que esta é uma oportunidade para alertar doentes, profissionais e população para o facto de «cerca de 85% das pessoas poderem estar em risco de algum tipo de distúrbio e que as doenças orais podem estar ligadas a outras doenças, podem ser a manifestação inicial de outras doenças ou podem até agravar outras doenças.

Em comunicado, o CHUC refere que o Serviço de Estomatologia é o promotor de cuidados de saúde oral aos doentes e é, através da sua ligação com a Área de Medicina Dentária, o garante do acesso a cuidados de saúde oral da população em geral.

José Pedro Figueiredo lembra também «ao longo de várias décadas, este serviço permaneceu como o recurso de última linha para a população de Coimbra e da região necessitada de cuidados estomatológicos e assegurou sempre o seu tratamento altamente diferenciado, por si próprio ou em ligação com outros serviços hospitalares, constituindo-se como uma plataforma de intervenção ou de coordenação de cuidados estomatológicos.»

O diretor sublinha, ainda, que esta efeméride «serve de motivo para os profissionais do Serviço de Estomatologia enviarem a todo o CHUC – doentes, colegas e colaboradores – a sua mensagem de saudação e a expressão da sua disponibilidade de colaboração em todas as áreas. A data serve também para assinalar perante a nossa comunidade a necessidade de consultas regulares de Estomatologia para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o seguimento da defesa da boa saúde oral»."

Matéria completa em: <https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/03/18/dia-mundial-da-saude-oral-6/>.

Os nossos melhores cumprimentos,

Perfil HIFA-pt: Aurora Glesy é Tecnica de Comunicação, Logística e Secretariado do Observatório de Recursos Humanos para a Saude de Moçambique (ORHS. O ORHS e um fórum composto por diversas instituições que promove a colaboração, cooperação e partilha de conhecimentos a nível nacional, regional e internacional, através do trabalho em rede. Tem como objetivo apoiar a formulação de politicas, gestão e tomada de decisões baseadas em evidencias e informação relevante sobre os recursos humanos em saúde para uma prestação eficiente de serviços no sistema de saude moçambicano.