23 novembro 2020: Lançamento da Plataforma do Observatório Africano da Saúde sobre sistemas e políticas de saúde (AHOP)

17 November, 2020

Lançamento da Plataforma do Observatório Africano da Saúde sobre sistemas e políticas de saúde (AHOP)

Quando: Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020

Hora: 15:00 às 17:00 (horário de Brazzaville)

Idiomas: Inglês com interpretação simultânea em francês e português

Hoje, mais do que nunca, os produtos do conhecimento constituem um instrumento inestimável no âmbito da concepção de políticas. Quando os países procuram respostas sobre como reimaginar, fortalecer e transformar os seus sistemas de saúde, apoiam-se nos seus vizinhos, nos seus pares e noutros países que ofereçam exemplos de boas práticas. A criação do conhecimento e a sua comunicação eficaz são desafios universais que requerem soluções locais e contextualizadas.

Sistemas de saúde pública mal concebidos, subfinanciados e mal geridos limitam o acesso equitativo a cuidados de saúde acessíveis e de alta qualidade. Os sistemas de saúde requerem investimentos que promovam um bom desempenho através de acções concretas que acabarão por conduzir a melhores resultados para todos em termos de saúde. Já existem conhecimentos e experiência a nível mundial, regional e nacional no reforço dos sistemas de saúde - nos sectores público e privado - mas neste momento o seu potencial não está a ser aproveitado ao máximo. É aqui que entra a intermediação de informação e de conhecimentos sobre saúde, contribuindo para colmatar o fosso que separa os dados factuais das políticas e, em última análise, o que separa as políticas da prática.

A Plataforma sobre Sistemas e Políticas de Saúde, que se encontra sob a alçada do Observatório Africano integrado da Saúde (OAiS) do Escritório Regional da OMS para a África (AFRO), é uma parceria que visa apoiar e promover a transferência de dados factuais e de experiências entre países, de forma a fomentar melhores políticas e acções para melhorias na saúde e no bem-estar. A London School of Economics and Political Science e o Observatório Europeu das Políticas e Sistemas de Saúde são dois dos seus parceiros técnicos; o programa é apoiado por subsídios da Fundação Bill e Melinda Gates.

A AHOP aproveita as colaborações nacionais e regionais existentes para criar uma rede de Centros Nacionais (CN) focados na compilação, síntese e integração de informação, bem como no diálogo acerca de questões prementes sobre os sistemas e serviços de saúde na Região Africana. Os CN que fazem parte da AHOP actualmente incluem instituições na Etiópia, no Quénia, na Nigéria, no Ruanda e no Senegal.

Resumo do Evento:

Este evento marcará o lançamento oficial da Plataforma OAS sobre Sistemas e Políticas de Saúde. O webinar será presidido pelo Dr. Humphrey Karamagi, líder da unidade de Gestão de Dados, Análises e Conhecimento do Escritório Regional da OMS para a África, e incluirá uma mesa redonda sobre a reengenharia dos sistemas de prestação de serviços de saúde. Representantes de cada um dos cinco Centros Nacionais da AHOP apresentarão perspectivas sobre os desafios que os seus sistemas de saúde enfrentam actualmente, e sobre os esforços encetados a nível nacional para uma melhor reconstrução no contexto da pandemia de COVID-19 e para criar sistemas de saúde mais resilientes. Os membros do painel discutirão igualmente o papel das plataformas de mediação de conhecimento, como a AHOP, no apoio prestado aos governos para reconfigurar os seus sistemas de saúde. Posteriormente, haverá uma discussão mais abrangente, aberta ao público, sobre experiências e implicações comuns a nível regional. O público terá oportunidade de interagir com os membros do painel, tanto ao vivo como através de perguntas e respostas, sobre os desafios, as oportunidades, e as lições aprendidas.

Público-alvo:

O webinar estará aberto a funcionários da OMS, funcionários dos Ministérios da Saúde, parceiros, investigadores, profissionais de saúde, decisores políticos e entidades decisórias a todos os níveis do sistema de saúde.

Por favor, registe-se neste webinar através do seguinte link do Zoom:

<https://who.zoom.us/webinar/register/WN_aZ_LnMjwQN22N-kHIjYSZg>

Código de acesso: 2a#6^sGh

Pascal Mouhouelo

Ponto Focal da AFRO/OMS para temas de informação e conhecimento

WHO Global Librargy Group