5 de abril: Dia Internacional da Consciência

5 April, 2021

Estimados colegas do HIFA-PT:

Compartilhando nota publicada na ONU News sobre a celebração do Dia Internacional da Consciência que em 2021 tem como foco paz, tolerância e solidariedade.

"Data criada pela Assembleia Geral em 2019 quer mobilizar esforços da comunidade internacional para promover a paz e a inclusão; Unesco e Aliança de Civilizações desempenham papel importante na promoção do diálogo intercultural e da compreensão.

Objetivo

A Assembleia Geral convidou todos os Estados-membros da ONU, agências e fundos e outras organizações internacionais e regionais para a construir uma "cultura de paz".

O objetivo é inspirar as pessoas a agirem pela paz, justiça e igualdade em todas as partes do mundo.

Segundo a ONU, isso deve ser feito de acordo com a cultura e costumes das comunidades locais, inclusive por meio de educação de qualidade e atividades de conscientização pública, promovendo o desenvolvimento sustentável.

O conceito de cultura de paz emergiu no Congresso Internacional sobre Paz nas Mentes dos Homens, organizado pela Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, na Cote d'Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, em julho de 1989.

Desde então, a promoção de uma cultura de paz tem sido cada vez mais vista como um objetivo valioso da comunidade internacional.

Ausência de diferenças

No sistema das Nações Unidas, o conceito remonta à Constituição da Unesco, adotada há mais de 50 anos.

A tarefa de construir essa cultura requer uma ação educacional, cultural, social e cívica abrangente, na qual cada pessoa tem algo a aprender, a dar e a compartilhar.

Segundo a ONU, a "paz não é apenas ausência de diferenças e conflitos", mas sim "um processo positivo, dinâmico e participativo ligado intrinsecamente à democracia, justiça e desenvolvimento para todos."

Neste processo, "as diferenças são respeitadas, o diálogo é encorajado e os conflitos são constantemente transformados por meios não violentos em novas vias de cooperação."

Atividades

A Unesco e a Aliança de Civilizações desempenham um papel importante na promoção do diálogo intercultural.

A agência e a organização realizam e promovem atividades relacionadas com a cultura de paz e não violência por meio de uma série de projetos práticos nas áreas de juventude, educação, mídia e migração.

Um trabalho em colaboração com governos, organizações internacionais, fundações e grupos da sociedade civil, bem como a mídia e o setor privado.

Fonte: ONU Notícias <https://news.un.org/pt/story/2021/04/1746502>.

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT