CHAMADA DE ARTIGOS - Número especial sobre Infodemiologia e gestão da infodemia na era da interdependência digital, Revista Pan-Americana de Saúde Pública

25 September, 2020

Estimados colegas, compartilho este chamado que pode ser de interesse

A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), anuncia a chamada de artigos para o número especial sobre "Infodemiologia e gestão da infodemia na era da interdependência digital", a ser publicado em 2021 e como parte de uma iniciativa global lançada pela Organização Mundial da Saúde.

::Prazo para submissao: 30 de outubro de 2020

::Antecedentes e justificativa

Como declarado na chamada conjunta de artigos "Número especial sobre infodemiologia"1 , lançada em 18 de agosto de 2020, "A comunidade global está enfrentando um grande desafio, pois um vírus altamente infeccioso está se espalhando globalmente com mais de 21,5 milhões de casos e 766.000 mortes (dados de 17 de agosto de 2020). Ao mesmo tempo, uma avalanche de informações, incluindo conteúdo enganoso ou falso (conhecido por fake news), está se espalhando ainda mais rapidamente por meio da Internet, das redes sociais e da mídia, alterando perigosamente as percepções de risco e disseminando informações falsas sobre a doença, e sua possível origem e tratamento.

Esta abundância de informações inclui desinformação e rumores, que podem levar à confusão, desorientação e comportamento arriscado ou impróprio e, em última instância, à desconfiança nos governos, especialistas, pesquisadores e na mídia. Estes resultados podem colocar seriamente em risco a eficácia da resposta e das medidas de saúde pública. Há uma crescente consciência de que a onda de informações excessivas, falsas ou enganosas pode representar novas e sérias ameaças à saúde mundial que devem ser enfrentadas adequadamente por meio de esforços de pesquisa e intervenções políticas cuidadosamente direcionadas e baseadas em evidências.

Devido a suas conseqüências em escala mundial e suas analogias com os mecanismos de transmissão de uma pandemia, o termo "infodemia" é usado para denotar uma disseminação rápida e em larga escala de todo tipo de informação sobre saúde e desinformação por meio de uma variedade de meios de comunicação e canais informativos. Esta superabundância de informações - algumas precisas e outras não - torna mais difícil para as pessoas encontrarem fontes confiáveis e orientação confiável quando necessário. Quando uma infodemia ocorre durante uma epidemia, sua potencial ameaça para a saúde pública é significativamente ampliada.

O acesso à informação correta, no momento certo, no formato certo, é crítico. Neste contexto, a Organização Pan-Americana da Saúde está trabalhando com as parceiros estrategicos e seus EstadosMembro em direção a uma estrutura de transformação digital e ao aprimoramento dos sistemas e plataformas de informação em saúde. A OPAS/OMS também considera os desafios de fornecer informações confiáveis para os tomadores de decisão, autoridades nacionais, pesquisadores e a população. Pan American Journal of Public Health Em tempos de pandemias, como experimentado com a COVID-19, este cenário é ampliado pela avalanche de informações geradas e compartilhadas em muitos bancos de dados, mídias sociais, redes, etc. "Em outras palavras, temos uma situação em que muitas informações estão sendo produzidas e compartilhadas em todos os cantos do mundo, atingindo bilhões de pessoas. Quantas destas informações são precisas? Apenas algumas delas".

::No contexto desta Chamada de artigos, a Revista Pan-Americana de Saúde Pública considerará manuscritos com um foco claro na saúde pública e informações atualizadas sobre:

* Estratégias, lições aprendidas e experiências na gestão de infodemias em emergências de saúde

* Métodos e plataformas inovadoras que visam gerenciar infodemias e informar a tomada de decisões, incluindo análise de dados não estruturados, análise de redes sociais e inteligência artificial

* Resposta estratégica dos países para mitigar a desinformação

::Idiomas de apresentação:

Serão aceitos artigos em espanhol, inglês ou português.

::Normas de publicação:

Para o processo de seleção dos manuscritos será seguido o procedimento usual de revisão por pares da revista.

::Serão aceitos artigos originais de pesquisa, revisões sistemáticas, artigos especiais ou comunicações breves.

Na apresentação dos artigos, os autores devem seguir as Instruções para Autores da Revista Pan-Americana de Saúde Pública.

Favor indicar na carta de apresentação e na interface eletrônica de submissão que o artigo está sendo enviado para o número especial de infodemiologia.

::Prazo: 30 de outubro de 2020

::Consultas: contacto_rpsp@paho.org. Favor indicar no tópico da mensagem: "Infodemiologia"

Mais informações: https://www.paho.org/journal/sites/default/files/2020-09/CallxPapers_Inf...

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora HIFA-PT