Lançado o Relatório 2020: Índice de Desenvolvimento Humano da ONU (e colocação dos países lusófonos)

1 April, 2021

Estimados colegas do HIFA-PT:

Compartilho com todos, nota publicada pela ONU News sobre o Relatório 2020: Índice de Desenvolvimento Humano da ONU que tem o tema: A próxima fronteira - O desenvolvimento humano e o Antropoceno.

Este importante documento serve de base para muitos países na implementação de suas políticas e estratégias nacionais bem como organismos internacionais. A nota traz ainda uma menção da colocação dos países lusófonos.

"Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento divulga relatório sobre 189 países com novos ajustes e variantes; IDH inclui taxas de emissões de CO2 e pegadas de carbono ao lado de indicadores tradicionais como saúde e educação.

As Nações Unidas lançaram esta terça-feira (30 de março de 2021) o Relatório de Desenvolvimento Humano 2020 com o título "A Próxima Fronteira: Desenvolvimento Humano e o Antropoceno". Este é o 30º aniversário da publicação.

Noruega, Irlanda, Suíça, a Região Administrativa Especial de Hong Kong, Islândia, Alemanha, Suécia, Austrália, Holanda e Dinamarca estão no topo do relatório com os melhores índices de desenvolvimento humano, IDH. No outro extremo, o Níger tem o índice mais baixo depois de Burquina Fasso, Serra Leoa, Mali, Burundi, Sudão do Sul, Chade e República Centro-Africana.

Lusófonos

Dentre as nações de língua portuguesa, Portugal é o melhor colocado no IDH com a posição 38 de 189. Brasil aparece na 84, Cabo Verde e Timor-Leste na 126 e 141, respectivamente. Moçambique continua na última posição da lista dos lusófonos e uma das últimas do mundo: 181. Antes estão São Tomé na 135, Angola em 149 e Guiné-Bissau na 175. O Pnud reconhece a pressão da Covid-19 sobre o IDH, mas diz que esta pandemia não será a última crise, a não ser que haja uma transformação contra a mudança climática"...

Leia matéria completa em: <https://news.un.org/pt/story/2020/12/1736222>.

Agrego ainda que o informe 2020 está disponível em (somente inglês): < http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2020.pdf>.

A síntese está disponível no idioma português: <http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2020_overview_portuguese.pdf>.

E também os perfis de países que estão disponíveis em:

ANGOLA - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/AGO

BRASIL - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/BRA

CABO VEDE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/CPV

GUINÉ BISSAU - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/GNB

MOÇAMBIQUE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/MOZ

PORTUGAL - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/PRT

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/STP

TIMOR LESTE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/TLS

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT