Estimados colegas do HIFA-PT:
Compartilho com todos, nota publicada pela ONU News sobre o Relatório 2020: Índice de Desenvolvimento Humano da ONU que tem o tema: A próxima fronteira - O desenvolvimento humano e o Antropoceno.
Este importante documento serve de base para muitos países na implementação de suas políticas e estratégias nacionais bem como organismos internacionais. A nota traz ainda uma menção da colocação dos países lusófonos.
"Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento divulga relatório sobre 189 países com novos ajustes e variantes; IDH inclui taxas de emissões de CO2 e pegadas de carbono ao lado de indicadores tradicionais como saúde e educação.
As Nações Unidas lançaram esta terça-feira (30 de março de 2021) o Relatório de Desenvolvimento Humano 2020 com o título "A Próxima Fronteira: Desenvolvimento Humano e o Antropoceno". Este é o 30º aniversário da publicação.
Noruega, Irlanda, Suíça, a Região Administrativa Especial de Hong Kong, Islândia, Alemanha, Suécia, Austrália, Holanda e Dinamarca estão no topo do relatório com os melhores índices de desenvolvimento humano, IDH. No outro extremo, o Níger tem o índice mais baixo depois de Burquina Fasso, Serra Leoa, Mali, Burundi, Sudão do Sul, Chade e República Centro-Africana.
Lusófonos
Dentre as nações de língua portuguesa, Portugal é o melhor colocado no IDH com a posição 38 de 189. Brasil aparece na 84, Cabo Verde e Timor-Leste na 126 e 141, respectivamente. Moçambique continua na última posição da lista dos lusófonos e uma das últimas do mundo: 181. Antes estão São Tomé na 135, Angola em 149 e Guiné-Bissau na 175. O Pnud reconhece a pressão da Covid-19 sobre o IDH, mas diz que esta pandemia não será a última crise, a não ser que haja uma transformação contra a mudança climática"...
Leia matéria completa em: <https://news.un.org/pt/story/2020/12/1736222>.
Agrego ainda que o informe 2020 está disponível em (somente inglês): < http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2020.pdf>.
A síntese está disponível no idioma português: <http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2020_overview_portuguese.pdf>.
E também os perfis de países que estão disponíveis em:
ANGOLA - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/AGO
BRASIL - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/BRA
CABO VEDE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/CPV
GUINÉ BISSAU - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/GNB
MOÇAMBIQUE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/MOZ
PORTUGAL - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/PRT
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/STP
TIMOR LESTE - http://hdr.undp.org/en/countries/profiles/TLS
Saudações,
Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT