Lançamento - Curso Introdutório de Comunicação Científica em Ciências da Saúde em português | 27 de abril de 2021

22 April, 2021

Estimados colegas do HIFA-PT:

Compartilhamos uma oportunidade para os países de língua portuguesa. Convidamos a todos a participar do lançamento e inscrever-se no curso além de também disseminar em suas redes de informação.

Lançamento - Curso Introdutório de Comunicação Científica em Ciências da Saúde em português.

Data: 27 de abril de 2021

Horário: 10:00 a.m. - 11:30 a.m. (horário de Brasília, D.F. - Brasil)

Link Zoom: <http://bit.ly/CCS-POR>

O Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde por meio de seu Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e a Unidade de Gestão do Conhecimento (KM), ambos do Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde (EIH) convidam a participar do lançamento do Curso Introdutório de Comunicação Científica em Ciências da Saúde em português.

Panorama

A publicação de resultados de pesquisa é parte integrante da evolução da ciência. Os pesquisadores comunicam seus resultados à comunidade científica e à sociedade, e a publicação de evidências científicas contribui para o conhecimento global, o bem-estar das populações e o crescimento das nações. Especialmente durante a pandemia global da COVID-19, cientistas de todo o mundo intercambiam informação e conhecimento sobre o vírus SARS-CoV-2 para desenvolver terapias e vacinas. Nestes informes e na literatura acadêmica em geral, a linguagem científica tem como objetivo preservar a precisão e a veracidade das observações e comunicar os resultados com precisão. A comunicação científica eficaz também permite que os estudos sejam reproduzidos e verificados por outros cientistas, atestando, assim, sua integridade.

Público-Alvo

O curso é dirigido a profissionais e técnicos da área da saúde, pesquisadores, editores científicos, alunos de graduação e pós-graduação de carreiras na área da saúde e outros interessados.

Conteúdo

O curso, totalmente online, disponível no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) da OPAS/OMS, tem como foco a comunicação científica e seus componentes, tais como:

* A linguagem científica

* Os sistemas normativos da escrita científica

* A estrutura e forma dos artigos científicos

* Os critérios de autoria

* Ética e boas práticas na publicação científica

* Como escolher um periódico e o idioma de publicação

* Outros aspectos da publicação científica

Agenda - Lançamento oficial do Curso Introdutório de Comunicação Científica em Ciências da Saúde

Moderador: Dr. Diego González Machín. Diretor da BIREME/OPAS/OMS

Agenda do Lançamento oficial do Curso Introdutório de Comunicação Científica em Ciências da Saúde

Moderador: Dr. Diego González Machín, Diretor da BIREME/OPAS/OMS

- Sr. Cezar Wilker Tavares Schwab Rodrigues, Subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde

- Dra. Socorro Gross Galiano, Representante da OPAS/OMS no Brasil

Apresentações:

- Comunicação científica: uma prioridade para a OPAS/OMS - Sra. Eliane Santos, Assessora Regional para Gestão do Conhecimento e Redes da OPAS/OMS.

- O debate científico na mídia e na sociedade - Dra. Lilian Calò, Coordenadora de Comunicação Científica na BIREME/OPAS/OMS

- Estrutura do curso: A redação científica. Os artigos científicos - Dr. Damián Vázquez, Editor-executivo da Revista Pan-Americana de Saúde Pública

Encerramento: Dr. Sebastián Garcia Saisó, Diretor de EIH/OPAS/OMS

Acesso ao curso: <https://bit.ly/3gdAQgh>

Atenciosamente,

Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT